segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Um louçeiro para chamar de meu

Industrial Furniture

(Post escrito no celular, na rede, em plenas férias, então desculpem  os erros, ou  culpem o corredor ortográphico...)

Nome xiquedourtimo para descrever mobília que cruza ferro, madeira e pedaços reaproveitados de máquinas. Uma olhada no Google ou no Pinterest traz muitas ideias.

Eu não tinha nada de máquina para reaproveitar, mas andei cortando uns eucaliptos para fazer tábuas e um caiu por cima de um plátano, então resolvi mesmo foi reaproveitar o plátano quebrado.

O rapaz da serraria cortou peças curtas e grossas, uma pena, mas era inverno e estava difícil de tirar a árvore. Só para esclarecer, plátano, assim como o eucalipto, não é nativo e o corte de árvores isolafas é permitido fora de áreas de preservação permanente e dispensa licença.

O resultado final foi este:



Faltam algumas coisas, ainda não coloquei os puxadores, a prateleira interna e dar um lustro final. Para comparar, o projeto teve este armário como inspiração, mas como se pode ver, adotei um estilo mais rústico, até porque não tenho tudo que é ferramenta que preciso. O que me salvou foi a boa vontade do meu vizinho Fábio, artesão e artista de grande talento.




Uma diferença importante foi eu ter posto o vidro  e a grade por dentro.  Quem mora em locais onde há muita vida e poeira sabe como o pó e os pequenos insetos se acumulam fácil em todas as reentrâncias da mobília e como fica difícil manter as coisas mais ou menos limpas....

Outra diferença foi ter feito dois móveis separados, isso era comum antigamente neste tipo de armário, pois se se perdia a utilidade, sobrava uma cômoda. E foi por ela que comecei.




No início deste ano comprei um aparelho de solda mig sem gás (outro mundo) e meu primeiro projeto foi uma cama. Como soldara tudo errado e torto, larguei pela metade, então, quase oito meses depois, resolvi picar as cabeceiras e transformar na comoda. As medidas por fora ficaram 115 cm de largura e 90 de altura, com o armário superior a altura final ficou em 2 metros.

Foi interessante porquei pude jogar com as dimensões dos tubos para que a estrutura interna, ao receber as tábuas cortadas e desengrossadas no Fábio até  1,8 cm, tudo ficasse como se fosse encaixado. Para isso usei nos pés os tubos de 40x40 mm e no esqueleto os tubos de 25x25 mm. Abaixo a primeira prova do sistema.




No princípio pensava em usar compensado em tudo, mas como tive ajuda pude deixar o compensado só para o fechamento traseiro e o fundo das gavetas e do móvel, sem ficar aparente.

As tábuas de plátano foram desdobradas de peças com 5 cm de espessura e várias larguras e comprimentos. Primeiro cortamos (eu tentei não atrapalhar o Fábio) tudo na largura de 15cm, tirando as bordas, depois no meio, dividindo a espessura em 2,3 cm, mas passando duas vezes invertido na serra porque a profundidade máxima  era uns 7,6 cm. Aí foi passar na super desengrossadeira dele até às tabuinhas ficarem com a espessura de 18 mm, como se fosse um compensado.

Resultaram, então, várias tábuas, ou guias, de 15 cm por 1,8 cm de espessura entre 1,1 e 1,5 metros, com elas fiz os fechamentos, usando apenas stain como acabamento. É rápido e fácil de aplicar, mas é frágil e risca com qualquer pressão. Não recomendo em mobília mais nobre.

Para o tampo desengrossamos duas peças inteiras de 30 cm e de 20 cm de largura e um lado delas nós aparamos na serra para encostar um no outro. A espessura ficou 4,5 cm e só não gostei que os tons ficaram bem diferentes, a peça menor era muito mais clara. Por outro lado, o contorno natural do tronco deixou o tampo bem legal. Acho que valorizou no contraste.




Não precisou por trilhos para as gavetas, apenas soldei dois tubos na estrutura para que elas deslizassem sobre eles - tosco mesmo. As portas e as laterais, embora as tenha aparafusado na estrutura com parafusos autobrocantes (uma maravilha), também foram coladas, e aí foi outro pequeno desafio, porque eu não tinha grampos grandes o suficiente.

Dei uma pesquisada e achei boa a solução com dois tubos de 25x50 mm articulados e com um fuso em uma ponta. Assim, ao dar pressão longitudinal para colar as peças, os tubos também apertam perpendicularmente alinhando tudo. Dois em um. 






 O resultado dos grampos foi muito bom, como tem um monte de vídeos ensinando a fazer no Youtube, não vou aprofundar aqui, usei apenas tubos com 85 cm furados nas laterais para graduação.

Nas articulações usei pedaços de ferro de 1" x 1/8" de 80 mm e doze parafusos 3/8" por 1" de comprimento com borboletas. Para articular tudo usei dois pedaços de cano de 1/2" que furei no meio e coloquei uma porca de 3/8" dentro, para rosquear a barra de 3/8" que dá a pressão. Com mais duas porcas iguais em cada extremidade prensadas na morsa foi possível aparafusar as barras de ferro. Uma manhã de domingo....

Bom, a parte de cima usou o resto da cama e mais alguns pedaços de tubos de 35x35 mm soldados como uma caixa. As portas fiz com cantoneiras de 5/8" de serralheiro (2,5 mm) e soldei gonzos nos cantos. Cada porta ficou com 1050 x 500 mm aproximadamente.



O fechamento foi com chapas metálicas 20 (1,9 mm), cortadas e dobradas pelo Hoffmann Aço de Santo Antônio da Patrulha, gente boa, descomplicada e bom preço, variedade e facilidade. Mandei o pedido pelo Wasteapp, na hora deram o preço, transferi a grana e no outro dia peguei tudo pronto e bem certinho.





As telas são de chapa expandida com gomos de 25x50 em 4 mm (que resulta em 8 mm de espessura). Aqui vai meu agradecimento ao pessoal da MacroTelas, uma empresa gigante, que cobra justo e não distingue se o cliente é pequeno ou grande. Gente corajosa! Graças a eles fugi de atravessadores safados que sem agregar nada, queriam cobrar mais que o dobro.

Aqui vai uma dica:  para colar as telas por dentro, se soldasse poderia  quebrar o vidro, então coloquei um perfil de borracha nas bordas, tipo U de 4 mm, assim evitei encostar no ferro. Passei cola de silicone preta e em cima coloquei a tela, usando um outro perfil em U, mas de 8 mm e de chapa metálica dobrada. Encaixei ele nas laterais compridas da tela, assim ela ficou mais reta e, por fim, passei mais cola de silicone nas pontas. Tudo ficou exatamente da espessura das cantoneiras e só umas rebarbas de cola tive que cortar no outro dia. Ficou super firme e bem acabado.


Como esqueci de furar as portas para colocar os puxadores, vou encomendar dois ganchos magnéticos de neodímio no MercadoLivre e pronto. Ah, ia esquecendo, usei fundo galvanite e esmalte preto fosco em todos os ferros, com spray final nos estragamentos da montagem.


GUARDE-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário